sábado, 17 de agosto de 2013

Economia de Cabo Verde

As ilhas de Cabo Verde têm poucos recursos. Os mais relevantes são a agricultura e a riqueza marinha do arquipélago, sendo que o primeiro é frequentemente afectado por secas.

A agricultura é prejudicada pela falta de chuvas regulares e está restrita a apenas quatro ilhas. O PIB é produzido, em sua maior parte, pelo sector terciário.

Portugal tem fortemente cooperado e ajudado Cabo Verde a nível econômico e social, o que resultou na indexação de sua moeda, o escudo cabo-verdiano, ao euro, e no crescimento de sua economia interna.

A economia cabo-verdiana desenvolveu-se significativamente nas últimas décadas, e o país já pode ser contado entre aqueles com desenvolvimento humano médio. O país tem muitos emigrantes espalhados pelo mundo (com especial foco para EUA e Portugal) que contribuem com remessas financeiras significativas para o seu país de origem.

O turismo começa a ser uma fonte de receita importante. As principais ilhas turísticas são a Ilha do Sal e a Ilha de Santo Antão.

Curiosidades de Cabo Verde,


  1. Cabo-Verde é um arquipélago constituído por 10 ilhas e 8 ilhéus na costa ocidental de África. 
  2. A origem do arquipélago é vulcânica e na Ilha do Fogo existe um vulcão ainda ativo.
  3. A Cidade Velha é o berço de Cabo Verde. Corresponde ao que foi a antiga cidade de Ribeira Grande, capital do arquipélago de Cabo Verde durante alguns séculos. Foi a primeira cidade que os portugueses tiveram em África, na sua aventura dos Descobrimentos. 
  4. Cabo Verde tem cerca de 500 mil habitantes, o equivalente a uma cidade média em Portugal. 
  5. Cerca de um milhão de cabo-verdianos vivem fora do seu país e muitos deles estão em Portugal. 
  6. O Carnaval de São Vicente é muito parecido com o do Rio de Janeiro, no Brasil. 
  7. Em Cabo-Verde as danças tradicionais são: o batuque e o funaná, a morna e a coladeira. 
  8. Cabo verde é rico em fauna marítima, um total de cinco espécies de tartarugas marinhas foram identificadas em águas de Cabo Verde. 
  9. A culinária é muito diversificada, entre os pratos mais típicos estão a "cachupa" e a "djagassida" (aprende a cozinhá-los em “receitas” no dosseir do país), ambos tendo como ingredientes básicos o milho e o feijão.